terça-feira, 25 de setembro de 2007

Carta para Maria



Querida irmã Maria Helena,

"Os que sonham de dia são conscientes de muitas coisas que escapam aqueles que sonham apenas à noite." (Edgar A. Poe)
Concordo com Jeremy Irons quando nestes últimos dias volto a viver parte do meu tempo em Ibitipoca construindo mais um pedaço do meu sonho de criação de uma pequena Comunidade Intencional tendo o Osho como padrinho dos meus movimentos. O autor citado acima diz que todos nós temos nossas máquinas de tempo. Algumas nos levam de volta, elas são chamadas recordações. Algumas nos levam adiante, elas são chamadas sonhos.
Já tenho um pequeno trailer que me serve de casa, de gruta, de cova. Em um toldo fechado acoplado ao mesmo eu improvisei uma pequena oficina para construção das peças menores das obras – todas feitas por mim de forma bem alternativa e, sempre que possível -, com material encontrado no próprio terreno.
Em novembro/dezembro já devemos ter um banheiro externo pronto, podendo dessa forma receber os nossos “sócios afetivos” – os mesmos que nos acompanham como irmãos de uma mesma caminhada.
Digo para você, citando Antônio Machado, que continuo achando muito bom viver. Porém melhor ainda é sonhar. Claro que o melhor de tudo, já dizem os budistas, é despertar.Vejo que através dos sonhos que vou realizando durante esses meus quase 50 anos de existência, vou criando ilustrações para o livro que minha alma escreve sobre mim mesmo (Marsha Norman).
De uma coisa eu já estou certo, temos mesmo que sonhar antes que os nossos sonhos tornem-se reais. Veja os exemplos do Junior, do Lúcio, do Ícaro. E, por outro lado é mesmo a possibilidade de realizarmos sonhos que faz com nossas vidas sejam interessantes.
Dá para entendermos o que Martin Luther King quis dizer ao proferir as seguintes palavras:
"Sonho com o dia em que a justiça correrá como água e a retidão como um caudaloso rio."
Eu tenho visto que aqueles que são mais aptos na arte de sonhar acabam peritos também na arte de realizar sonhos. Durante muitos anos de minha vida fui conduzido pelos meus sintomas, pelos meus problemas. Porém nas últimas duas décadas de minha vida têm sido conduzidas pelos meus sonhos. Concordo com o Osho quando diz que a vida não tem um objetivo. Mas nós humanos precisamos seguir nossos sonhos. Com meus sonhos crio o meu presente e o meu futuro.
“Utopia hoje, carne e osso amanhã” (Vitor Hugo)
"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Más há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado. (William Shakespeare)
Pois é minha irmã, como dizem os mineiros, fico por aqui aguardando suas lindas mensagens, sua visita, suas orações, noticias dos seus movimentos de mulher, mãe, filha e ser que leva uma vida forte justamente por sonhar. Porém já dizia Débora Bötcher:
"Quem disse que o preço dos sonhos é baixo?"
Que você continue acreditando nas belezas dos seus sonhos. Já que sonhar é algo perigoso, devemos seguir o conselho de Marcel Proust, sonhando mais ainda.
Um forte abraço,

Jak e Heloisa

Nenhum comentário: