quinta-feira, 3 de maio de 2007

TEORIAS DO BIOCENTRUM: Bioenergética/Textos relacionados




Você tem fome de quê?

Desde o momento da fecundação, o bebê passa por várias fases de desenvolvimento, as quais vão determinar o seu caráter na fase adulta e conforme elas são vivenciadas e sentidas isto se refletirá na vida da pessoa.

Pode até não parecer, e também já faz tanto tempo, mas a forma como aconteceu nossa amamentação influencia na formação da nossa personalidade e em como é a nossa dinâmica no mundo.

O bebê quando nasce , nasce completamente dependente da sua mãe. Perante seus olhos, ele e a mãe são um só. Existe uma fusão total.O seio é o substituto do cordão umbilical e é através dele que a criança mantém seu contato com a mãe. Todos sabemos da importância do leite materno, que é um alimento completo para a criança. Mas, não se trata só disso.

Através da amamentação acontece um contato energético emocional que ocasiona satisfação, disponibilidade, aceitação e proteção ao bebê. Esse contato com a pele , depois com o olho, balbucio de palavras... vai criando toda uma relação de amor e proximidade essenciais para uma base emocional saudável. Isso é natural, o corpo da mãe deveria estar preparado porque é isso que o bebê precisa.

Em muitos casos, não é o que acontece. Porque qualquer estresse ocorrido nesta fase, seja: falta de disponibilidade da mãe, amamentação mecânica, desmame precoce ou tardio,etc... Acarretam um bloqueio tanto emocional quanto orgânico.O que pode ter sido conseqüência de uma depressão materna, rejeição inconsciente ou ainda uma perda real como morte ou abandono.

Nesse período da amamentação, está acontecendo a fase oral, que é um predomínio energético e funcional na região da boca. Se houver um excesso de estimulação ou a privação , essa energia vai ficar fixada na região da boca.

Então, na fase adulta, se resultar num caráter mais oral, aparecerá uma tendência a depressões, insegurança, dependência emocional. Se resultar num caráter mais rígido, serão pessoas controladoras, perfeccionistas e preocupadas com sua imagem.

Alguns outros sintomas também são característicos: distúrbios alimentares ( anorexia, bulimía, obesidade ), ansiedade, alcoolismo, uso de drogas, isolamento, dificuldade de contato, insatisfação contínua, bruxismo, etc...

Então, você tem fome de que? De amor, de contato, aceitação, satisfação, prazer. Se liga na tua história, vê como foi tua amamentação e o quanto isso pode estar influenciando tua vida, tuas escolhas, teus relacionamentos.





DEPOIMENTO

"Eu fui prematura de 6 meses e 25 dias e fiquei 2 meses numa incubadora. Minha mãe não teve leite para me dar. Me lembro muito pouco dessa época, o que sei minha mãe contou. Desde muito cedo tinha pouco contato com gente, quase nada. Vivia no meu mundo , o qual eu me sentia segura. Aos treze anos, comecei a fumar muito. Também acabei usando drogas e bebendo. Muitas vezes tenho a sensação de não me saciar e não me satisfazer com nada. Fico esperando que as coisas venham até mim, ao invés de ir atrás. Outra coisa que aconteceu na minha vida foi que sofri várias vezes de depressão e ao mesmo tempo posso ser uma pessoa extremamente rígida comigo e com os outros. Nos meus relacionamentos, posso ser bem dependente, esperando que o outro cuide de mim. Depois que comecei a fazer trabalho corporal, bioenergética, esses aspectos melhoraram bastante, aprendi a lidar com eles e comecei a buscar coisas novas na minha vida que me preenchessem."

fonte: http://www.namaste.com.br/terapia/artigos/vocetemfomedeque.htm

Nenhum comentário: