sábado, 5 de maio de 2007

1000 LUGARES PARA VISITAR ANTES DE MORRER: Porto de Galinha/PE




O Lugar
Um paraíso de águas cristalinas e piscinas naturais. Localizada no município de Ipojuca, a aproximadamente 53 km de Recife, Porto de Galinhas é um dos maiores pólos turísticos do litoral sul pernambucano. Em Porto, como os pernambucanos gostam de chamar, existem opções para todos os gostos. Lá você encontra variedade de restaurantes, bares e lanchonetes onde você pode escolher o que desejar: frutos do mar, sushi japonês, massa italiana ou pratos preparados com molhos de frutas, raízes da região, etc. Falando de lazer então, são praias e praias, surf, mergulho, passeios de barco, passeios de buggy, ...

Com a chegada do verão, férias, sol e mar, Porto de Galinhas fica ainda mais agitada. É uma das mais belas praias do Nordeste brasileiro graças às belezas naturais : piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, coqueirais e tantas outras. Muitos bares, pousadas e restaurantes dão apoio aos milhares de visitantes em quase todas as épocas do ano.

O nome "Porto de Galinhas" vem de muito tempo atrás. Porto de Galinhas era chamada Porto Rico, devido à extração de Pau Brasil. No local, escravos eram contrabandeados e vinham escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola nos navios. A chegada dos escravos na beira mar era anunciada pela senha "Tem galinha nova no Porto!". Por causa disso, Porto Rico ficou conhecida como Porto das "galinhas".


Informações úteis

COMO CHEGAR

Pode-se chegar a Porto de Galinhas através de transporte regular de ônibus, de carro ou através de veículos das agências de turismo.

POSTO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM PORTO DE GALINHAS
Fone : (81) 3552-1728 / 3552-1480

DE CARRO :
Partindo de Recife via BR-101 SUL / PE-060 / PE-038 / PE-09 ( 65 km aproximadamente)

DE ÔNIBUS :
Ônibus fazem o percurso Recife-Porto de Galinhas com circulação iniciando logo às 6:30h da manhã, com saídas de hora em hora e término no final da tarde, por volta das 17h. A saída dos ônibus é do terminal da Avenida Dantas Barreto, no centro do Recife, porém no trajeto os veículos passam em frente ao Aeroporto Internacional dos Guararapes

TRASLADO AEROPORTO/HOTÉIS :
Para um grupo de turistas, uma boa opção é contratar os serviços de traslados nas agências de turismo.

LOCADORA DE VEÍCULOS :

ISAMAR RENT A CAR - Fone : (81) 35522300

JL TURISMO - Fone : (81) 35521536


Principais Atrações
Quem chega ao balneário tem opção de lazer o dia inteiro. De manhã, a beleza do mar, com as famosas piscinas naturais de águas cristalinas e, de quebra, ainda é possível dar uma chegada nas praias vizinhas de Muro Alto e Maracaípe, reduto dos surfistas. À tarde ou à noite, a vila central da praia fica lotada de pessoas querendo aproveitar os vários bares e restaurantes, a Villa de Todos os Santos, uma rua só de bares e restaurantes localizada na vizinha Praia de Maracaípe, além das lojas de artesanato no centro de Porto de Galinhas. No centro de Porto de Galinhas ou até mesmo nos hotéis e pousadas é possível agendar passeios de barco e de Buggy percorrendo praias, piscinas naturais, o belíssimo pontal de Maracaípe, etc.
Confira as praias e atrações !

Onde Ficar



Para abrigar um número cada vez maior de visitantes, Porto de Galinhas dispõe de poucos hotéis e um número incontável de pousadas, chalés, além de área de camping.
Área de Camping: Área Verde Fone: 81- 35521177 (Everaldo)

Nannai Beach Resort fica a apenas 54km do Recife e a 9 quilômetros de Porto de Galinhas, na praia de Muro Alto, litoral sul de Pernambuco. Cercado por três mil coqueiros, manguezais e reserva de Mata Atlântica, é um exuberante jardim tropical à beira-mar. O Nannai Beach Resort conta com uma completa rede de serviços, de padrão internacional, em que se destacam bares incríveis (inclusive na piscina), delicioso restaurante, salão de jogos, quadra de tênis (a partir de janeiro), esportes náuticos, área de recreação, fitness center, sauna, passeios de buggy, coffee shop, room service, serviço de praia e heliponto (a partir de dezembro).

Onde Comer
É possível encontrar restaurantes e lanchonetes que oferecem desde pizza e picanha até pratos exóticos. Para os jovens, sorvetes, sushis, crepes e boates como Downtown Pub e boates itinerantes que se instalam nas altas temporadas. Para o público adulto, bons restaurantes como o Beijupirá que faz parte dos Restaurantes da Boa Lembrança, o Bico Verde, à beira-mar, além dos regionais localizados na Villa de Todos os Santos. Uma verdadeira farra gastronômica. Confira !



Beijupirá é o rei dos peixes, reza a tradição indígena. Não vive em cardumes, nem é pescado em quantidade. Diz a lenda que aquele que pesca um beijupirá deve hastear uma bandeira vermelha ou branca anunciando a honra de tê-lo pescado, saboreando-o com os amigos e dividindo assim a sua sorte. Receitas maravilhosas que misturam o poderoso peixe com frutas tropicais e especiarias, é a criativa proposta do "Restaurante Beijupirá", em Porto de Galinhas. Pratos como o Beijupitanga (filé de peixe, batata temperada, arroz de castanha e molho de pitanga), Beijucastanha (filé de peixe coberto com manteiga de castanha, arroz de espinafre e batata flambada) e o Beijucanela demostram no paladar de quem os degusta o prodigioso sabor de Pernambuco.

PRINCIPAIS PRAIAS

Porto de Galinhas



Tem fama de ser uma das mais belas praias do Nordeste brasileiro graças às belezas naturais : piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, coqueirais e tantas outras. Na parte central da vila, muitos consideram a melhor parte para banho.

Muro Alto



Praia vizinha à Porto. Uma grande piscina natural formada por recifes de 2,5 Km de extensão. Grandes hotéis e resorts estão instalados nesta maravilhosa praia. Acesso pela praia de buggy que pode ser alugado em Porto de Galinhas ou pela rodovia dos hotéis e resorts. A praia de Muro Alto teve seu nome originado de um paredão de areia com coqueiros que existem na região. Conhecida por ser um verdadeiro cartão postal e de deixar qualquer turista encantado, a praia é formada por arrecifes que compõem uma belíssima piscina natural. O local é bem solicitado por quem procura paz e tranqüilidade para entrar em harmonia com a natureza.

Maracaípe



Praia vizinha à Porto, de ondas fortíssimas, chegando a sediar etapas do Circuito Brasileiro de Surfe. Muito freqüentada por surfistas. Vizinha à Porto de Galinhas. A praia possui pousadas, bares e restaurantes.

Villa de Todos os Santos


Pizzas, saladas, grelhados, ensopados, natural, energéticos, artesanato e sorvetes DIVINOS! Sem dúvida, esta Vila é o ponto mais legal e gostoso da Praia de Maracaípe, vizinha à Porto de Galinhas. Na Villa, diversos bares com opções distintas para cada gosto. Vale a pena curtir um final de tarde em um dos barzinhos ou à noite.

Passeios

Passeio de Jangada : Você pode começar com um passeio de jangada a motor pelo manguezal, curtindo belas paisagens e a natureza de Porto. Após uma hora e meia, vale a pena fazer uma parada na beira da praia. Você pode sentar numa das barracas para comer e beber, ao mesmo tempo em que curte o mar e a movimentação.

Passeio de Buggy : Um passeio de Buggy de ponta a ponta é a melhor "pedida". É hora de conhecer os limites das praias de Ipojuca. Depois de duas horas de aventura, você é quem escolhe o restaurante para degustação dos saborosos pratos das cozinhas de Porto de Galinhas. O buggy pode ser alugado em Porto de Galinhas ou através de hotéis e pousadas.

Nenhum comentário: