sexta-feira, 4 de maio de 2007

RESPOSTAS ÀS SUAS PERGUNTAS....




Pode a tecnologia criar uma grande barreira para o nosso crescimento espiritual?


Muitas pessoas no ocidente estão engajadas na criação de uma ciência ou de uma tecnologia da iluminação. A necessidade certamente existe. É irresponsável se engajar em sua criação sem ter alcançado o estado de iluminação?
É o método Arica um enfoque válido?



"A primeira coisa e a mais fundamental a ser lembrada é que a iluminação não pode nunca ter uma tecnologia. Por sua própria natureza é impossível. Mas o ocidente é obcecado com tecnologia, assim qualquer coisa que surge nas mãos do ocidente, ele começa a reduzí-lo a uma tecnologia.
A tecnologia é uma obcessão. Para o mundo exterior, a ciência é um enfoque válido, mas parcial, não total; não o único enfoque, mas somente um dos enfoques. A poesia é tão válida quanto a ciência.

A ciência é conhecimento sem amor e esse é o perigo dela. Porque é conhecimento sem amor, está sempre a serviço da morte e nunca a serviço da vida. Portanto, todo o progresso da ciência é levar o ser humano para um suicídio global. No dia em que o ser humano cometer suicídio -- a Terceira Guerra Mundial -- as baratas pensarão, “Nós somos aqueles mais aptos para a sobrevivência.” Algum Darwin, alguma barata-Darwin, provará, `Que nós somos os mais aptos porque nós sobrevivemos; a sobrevivência do mais apto.'

O homem cometeu suicídio; destruiu a si mesmo. O conhecimento sem amor é perigoso, porque em sua própria raiz está o veneno.

O amor mantem o contrapeso, nunca permite que o conhecimento vá longe em demasia, assim nunca se torna destrutivo. A ciência é conhecimento sem amor; este é seu perigo. Mas este é um dos enfoques válidos: o objeto, o material, pode ser conhecido sem amor -- não há nenhuma necessidade. Mas a vida não é somente matéria. A vida difundida como algo tremendamente transcendental. Esse transcendental está faltando. E então a ciência, pouco a pouco, torna-se automaticamente em uma tecnologia. Torna-se mecânica. Mais e mais torna-se um meio de explorar a natureza, de manipular a natureza. O verdadeiro começo da ciência foi com essa idéia: como conquistar a natureza. Esta idéia é tola.

Nós não somos separados da natureza; como podemos conquistá-la? Nós somos a natureza, assim quem está conquistando quem? É um absurdo. Com este absurdo, a ciência tem destruído muito: toda a natureza é destruída, o clima é envenenado, o ar, a água, os mares, tudo poluído. Toda a harmonia está morrendo, o ecologia está sendo destruída continuamente. Por favor lembre-se -- isto é suficiente, mais do que suficiente.

Não torne a ciência para dentro. Se a aplicação da metodologia científica tem sido tão devastadora para a natureza exterior, vai ser mais devastadora ainda para a natureza interior -- porque você se está movendo para o mais sutil. Mesmo para a natureza exterior, um tipo diferente do conhecimento é necessário o qual deve ser enraizado no amor; mas para o núcleo mais interno de seu ser, o mais sutil, o transcendental, conhecimento não é de jeito nenhum necessário. A inocência é necessária. A inocência com amor -- então você conhecerá o interior, então você conhecerá o interior de seu ser, a subjetividade.

Mas o ocidente é obcecado com tecnologia. Parece que a tecnologia é bem sucedida na natureza: nós nos tornamo mais poderosos. Nós não nos tornamos mais poderosos! Toda a idéia é só uma falácia; nós não nos tornamos mais poderosos. Nós estamos nos tornando mais fracos a cada dia porque os recursos naturais estão se esgotando. Mais cedo ou mais tarde a terra estará vazia, ele não proverá mais nada. Nós não estamos nos tornando poderosos, nós estamos nos transformando dia após dia mais fracos e mais fracos e mais fracos. Nós estamos em nossa cama de morte. A humanidade não pode sobreviver, a maneira que se tem comportado com natureza, por mais de cinqüênta anos, sessenta anos, ou, no mais tardar, cem anos -- o que não é nada. Se a Terceira Guerra Mundial não acontecer, então nós estaremos cometendo um lento suicídio. Dentro de cem anos, nós teremos ido embora. Nem mesmo um leve traço será deixado.

E o homem não será o primeiro a desaparecer. Muitos outros animais, animais muito fortes, desapareceram da terra. Eles andavam na terra, eles eram os reis da terra, maiores que o elefante. Eles já não existem em nenhum lugar. Eles pensaram que tinham se tornado muito poderosos. Eram enormes, com uma energia tremenda, mas então a terra não pode mais fornecer alimento para eles. Começaram a tornar-se maiores e maiores e maiores; então um momento veio quando a terra não podia mais fornecer comida para eles. Tiveram que morrer.

O mesmo está acontecendo com homem: o homem pensa que está se tornando mais e mais poderoso, pode alcançar a lua; mas está destruindo a terra. Está destruindo a toda a possibilidade de vida futura. Lentamente, a humanidade está desaparecendo. Por favor, não volte sua tecnologia para o interior; você já fez muito mal. Iluminação não pode ser reduzida a uma tecnologia.

Assim a primeira coisa: a viagem interior é da inocência, não do conhecimento; certamente não é da ciência, absolutamente não é da tecnologia. É mais do amor, da inocência, do silêncio. A meditação não é realmente uma técnica . Porque você não pode compreender nada sem uma técnica, Eu tenho que falar em termos de técnica. Mas, meditação não é técnica de jeito nenhum. Meditação não é nada que você possa fazer. Meditação é algo que acontece a você, do mesmo jeito que o amor. Meditação é algo em que você pode ser, mas você não pode fazer. O fazer cessa.

Como pode haver uma tecnologia para o não-fazer? A tecnologia é relevante com o fazer; você tem que fazer algo. A meditação não é algo que você faça. É somente quando seu fazedor se foi e você está totalmente relaxado, não fazendo nada, em um profundo deixar-se ir, descansado… pode haver meditação, então a meditação floresce. É o florescimento do seu ser. Não tem nada a ver com tornar-se. Não é uma realização, ela não é uma melhoria; é apenas ser aquilo que você já é. Que técnica pode ser necessária?

As pessoas são tolas; por isso é que as técnicas têm que ser anunciadas. Se você compreender, nada é necessário. Apenas sendo silencioso e apenas sendo você mesmo, não se movendo em nenhuma direção, não se movendo de jeito nenhum e você perceberá a benção, a meditação. Quando esta meditação se transformar em um fluxo tão espontâneo que você não precise nem mesmo se sentar em alguma postura para estar nela, que você não precise nem encontrar um pequeno canto na casa onde ninguém o perturba, quando no mercado mundano ela também estiver lá -- falando, andando, fazendo, comendo, ela está lá -- quando ela estiver sempre lá, mesmo quando você estiver dormindo ela está lá, você vai sentindo ela, ela continua como a respiração, ou a batida do coração, é o que Kabir chama de sahaj samadhi, êxtase espontâneo. Não precisa de nenhuma técnica. Precisa apenas de espontaneidade, precisa apenas de naturalidade, precisa apenas de simplicidade.

Assim eu digo a você: Abençoados são os ignorantes, porque deles é o reino dos céus. Torne-se inocente e torne-se ignorante. Não seja um sabichão.

Mas no ocidente isto está acontecendo. Agora eles estão tentando manipular a mente, eles estão tentando criar mecanismos para manipular a mente. Isto será bem mais perigoso do que a ciência. Isto vai ser mais perigoso, porque uma vez que você saiba como manipular a mente do homem, você o reduzirá a um autômata: isto é o que vai acontecer.
Uma vez que você sabe que o homem e sua mente podem ser manipulados, manipulados totalmente, então toda a liberdade terá desaparecido, todo a individualidade terá desaparecido. Então os eletrôdos podem ser postos em sua cabeça sem seu você nunca ter conhecimento, e você pode ser manipulado de Deli, de Moscou, de Washington, do Capitol. Apenas por ondas de rádio você pode ser manipulado. O país inteiro pode ser cmado e ninguém verá a ordem vir de qualquer lugar -- virá de dentro de você. Um eletrôdo está lá; apenas com ondas de rádio você pode ser comandado, e você segui-lo-á automaticamente. Toda a liberdade terá desaparecido. Você pode ser hipnotizado a qualquer momento. Você pode ser posto em uma alucinação e você acreditará nela; será real -- e estará vindo de dentro de você.

Então de Deli, de Moscou, de Washington, de Londres, das capitais…. Não há nenhuma necessidade manter polícias e nenhuma necessidade manter um juíz: isto é muito caro e anti-econômico.Eles são como carros de boi -- nenhuma necessidade. A melhor tecnologia estará disponível; nenhuma necessidade de manter todas estas pessoas para policiar, nenhuma necessidade nem mesmo de padres para ensinar a moralidade e a religião. Apenas da capital as ordens podem ser dadas: que vocês são todos felizes -- e vocês se sentirão felizes; que vocês todos estão contentes -- e você se sentirá satisfeito. Você pode estar em seus últimos momentos, sofrendo, mas se a ordem vier que você está feliz e não há nenhuma morte, você acreditará que você é feliz e não há nenhuma morte. E isto estará vindo de dentro de você.

É isto que Delgado propõe fazer algum dia, e diz: “Então o ser humano será feliz. Ninguém será infeliz.” Mas esta felicidade não será felicidade verdadeira.

Então há mecanismos pelos quais ondas alfa podem ser criadas em sua mente, apenas por estimulação elétrica. Isto é perigoso, porque isto não permitirá que você conheça a realidade. E estas ondas alfa serão oriundas do exterior; não serão verdadeiras, eles não serão reais. E Deus desaparecerá. Então não há nenhuma necessidade para Deus. Você não é infeliz, então para que buscar a felicidade? E você acreditará no dogma -- qualquer dogma que esteja lá, dado por seus políticos e por seus padres, clérigos, pastores -- você acreditará no dogma, você acreditará absolutamente no dogma, e não haverá nenhuma dúvida. O ceticismo desaparecerá. Este é um passo perigoso.

A meditação não deve ser reduzida a uma tecnologia, e a iluminação não pode ser reduzida.

E a iluminação significa consciência, estar testemunhando. A iluminação não é nem do corpo nem da mente. É do além. O corpo pode ser manipulado por mecanismos, a mente pode ser manipulada por mecanismos, mas sua alma está além e não pode ser manipulada por nenhum mecanismo qualquer.

Você pergunta, Muitas pessoas no ocidente estão engajadas na criação de uma ciência ou de uma tecnologia para a iluminação. Estas pessoas são criminosas. São pessoas perigosas; evite-as. Estas mesmas pessoas estavam engajadas em criar tecnologias duzentos anos atrás. Destruíram a natureza, agora elas estão se voltando para a consciência. Elas destruirão isso também.

Agora há um movimento no mundo inteiro para proteger a ecologia da natureza, a naturalidade da natureza. Mas é muito tarde realmente. Agora nada pode ser feito, nada de significativo pode ser feito. E estas pessoas que propagam ser em favor da ecologia parecem ser eco-fanáticos, uma outra espécie de testemunhas de Jeová -- fanáticos, lutando desesperadamente com algo que parece impossível. Antes que a praga da tecnologia se volte para a consciência do ser humano, páre-a. Páre-a na semente.

E você diz, A necessidade está lá certamente.
Não é certo não. Não há nenhuma necessidade. “Mas como você vê a possibilidade?” Não há nenhuma possibilidade tampouco. Mas o homem é perigoso: o mais impossível uma coisa, mais ele se torna atraído e desafiado. É isso que Edmund Hillary disse quando chegou no pico do Everest. Alguém lhe perguntou que, “Por que você se esforçou para realizar esta empreitada? Que é o significado? Porque?” Edmund Hillary disse, “Eu tinha que fazê-lo, porque o Everest está lá. Porque ele está lá, eu tive que fazê-lo. Ele está lá como um desafio.” Qualquer coisa inconquistável é um desafio ao ego do homem. Não há nenhuma possibilidade; naturalmente, nunca acontecerá -- mas esta mesma impossibilidade pode se transformar em um desafio para estas pessoas loucas, obcecadas que querem reduzir tudo a uma técnica. Eles não podem criar uma tecnologia da iluminação. Isso não é possível de forma alguma, pela própria natureza da realidade. Mas eles podem sim criar uma tecnologia que possa manipular a mente e mesmo iludirem as pessoas e criarem a ilusão da iluminação do espírito.

É isto que está acontecendo com as drogas: as drogas transformaram-se uma tecnologia da iluminação. E o guru das drogas, Ginsberg, vai falando como se todos os místicos do mundo dissessem as mesmas coisas, ele vem tentando dar a mesma visão que o LSD pode dar, ou o psilocibina, ou a maconha. É absurdo. Nenhuma droga pode conduzir-lhe à iluminação, mas as drogas podem criar uma ilusão da iluminação.

Ele é irresponsável ao se engajar em sua criação sem ter alcançado o estado de iluminação?

Somente as pessoas que não se realizaram podem tentá-lo. Aqueles que vieram a se realizar não podem mesmo nem pensar na possibilidade. E é irresponsabilidade sim.

O método Arica vem a ser pelo menos uma aproximação válida?

O método de Arica é tecnologia, técnicas, conhecimento sem amor -- e daí o perigo. Ele vai transformar as pessoas em robôs.

Lembre-se sempre, a liberdade é o objetivo; moksha, liberdade absoluta é o objetivo. Você pode transformar seres humanos em robôs; eles serão bem menos miseráveis. De fato, se você se transformar em um perfeito robô, como você pode ser miserável? Uma máquina nunca é miserável; e claro, nunca feliz também, mas nunca miserável. Os métodos de Arica, ou todos os métodos que existirem sem amor, são perigosos. E nisto é outra vez muito difícil fazer uma distinção -- porque o mesmo método pode ser usado com amor e então ele é significativo; e o mesmo método pode ser usado sem amor e torna-se perigoso. E é muito difícil ver de fora se o método está sendo usado com amor ou sem amor.

Os métodos Arica foram escolhidos de escolas diferentes: Sufi, Gurdjieff, Tibetano, Indiano, Japonês. É ecléctico. De todo o mundo, eles escolheram técnicas. Em primeiro lugar, as técnicas são escolhidas de escolas diferentes; não há uma harmonia neles, lá há nenhum centro neles. É como uma coisa empilhada -- um monte de gente, uma multidão, não uma família -- porque as técnicas vêm de escolas diferentes.

Uma técnica Sufi está fadada a ser diferente de uma técnica Zen. Ambas funcionam, ambas trabalham, mas trabalham em seu próprio sistema. Não podem trabalhar fora do sistema. É como se você tentar pegar uma parte de um carro e tentar encaixar em um outro carro de um fabricantes diferente. E então não funciona e você fica estupefato: “porque não funcionou?” Funcionava no primeiro carro; havia uma harmonia, ele foi criado para aquele carro. Um método Zen funciona em uma filosofia Zen; palavras de um método Sufi em uma filosofia Sufi; um método tibetano funciona com o Buddhism esotérico oculto tibetano; um método da Yoga funciona com o sistema de Patanjali. Você não pode apenas escolher métodos de qualquer lugar, se não você pode fazer um carro com algumas peças do Rolls Royce, algumas do Lincoln, algumas do Cadillac, e algumas do Fiat -- e você vai montando partes de todo lugar. Você pode ser perigoso…. Não está indo a lugar algum em primeiro lugar e você é afortunado se não se mexer. Se se mover? -- então você se torna mais infeliz.

A segunda coisa: não há nenhum amor, porque não há nenhum centro -- e o amor surge somente do centro. Esta coleção de tantos métodos não é sem alma, não há nenhuma alma nela. Desta forma você pode se tornar muito, muito eficiente nos métodos, no entanto você verá que seu coração não está florescendo. Você tornar-se-á eficiente, mas você não se tornará extático. Você pode se tornar menos infeliz, você pode estar menos tenso, você pode tornar-se mais capaz de controlar a si mesmo, você pode ter um ego mais forte, mas você não terá uma alma.

Os métodos são todos válidos tomados em seu próprio contexto. Mas Arica não tem ainda nenhuma filosofia, ele não tem nenhuma harmonia. E esta não é uma maneira criar uma harmonia; a maneira é na verdade oposta. De fato, o Budismo nasceu quando Buda se iluminou. O centro veio primeiro e então ele começou a criar alguns métodos para ajudar as pessoas que não eram iluminadas ainda, ajudá-las a alcançarem o centro que ele tinha conseguido alcançar. O centro veio primeiro, depois a periferia.

Assim aconteceu com Jalaluddin Rumi, tornou-se iluminado primeiro e quando se iluminou estava dançando, ele estava girando -- não para se iluminar; ele não sabia nada sobre isto. Ele se deliciava em girar com intensidade e se sentia muito calmo. Foi uma coincidência. Quando estava girando iluminou-se. Quando se iluminou, começou a pensar como ajudar as pessoas; o centro veio primeiro. Então ele começou com os métodos de Sufi. O mesmo foi o caso de Patanjali.

Com Arica, isto é totalmente diferente. Não há nenhum ser iluminado no centro; e claro, uma pessoa muito esperta que coletou muitos métodos de muitas fontes e muitas direções e tradições -- mas não há nenhum centro. É somente periferia. Assim as pessoas que vão para Arica, mais cedo ou mais tarde, estarão parados. Levarão um tempo e irão até um certo ponto, mas de repente você verá: não haverá nenhum crescimento. E você ficará seco, como um deserto… porque a menos que o amor flua, as flores nunca vêm, árvores não crescem, rios não fluem.

O supremo florescer é sempre o do amor."


Osho, excerpted from Path of Love, chapter 2

Nenhum comentário: